segunda-feira, 9 de março de 2009

Professores, nossos mestres!

Lembro-me dos meus primeiros dias de aula, aquele monte de caderno pequeno, que eu quase não aguentava, cheio de tarefas de casa pra fazer, embora nem sempre fazia, e olha que eu até gostava de estudar!
Quando estava na segunda série, tinha de ler aqueles textos enormes, pois iria ser avaliada pela minha leitura.
Foi daí que eu realmente aprendi a ler e a escrever, só conhecendo, visualizando as palavras. Sempre estudei em escola pública, sempre ouço as pessoas dizerem que é de má qualidade, mas será que é mesmo?
Bom, não quero ser chata e discordar com a maioria das pessoas,mas acho que o ensino se constrói com muita dedicação, tanto do professor quanto do aluno. O que você aprende com um professor desmotivado? Um dia quando eu já estava no ensino médio, alguns alunos estavam brincando na sala de aula, e sabe o que o professor fez? Simplesmente foi buscar um jogo de damas para o pessoal jogar. Que se exploda quem realmente foi lá pra estudar, parece que foi essa a mensagem que ele quis deixar, por isso fico indignada, quando você precisa mostrar seus conhecimentos,cadê eles? Parece que sumiu num passe de mágica ou realmente ele nunca esteve presente, a culpa então é de quem? Do governo, do Professor ou do Aluno? É fácil empurrar a culpa em alguém, mas com certeza cada um tem uma parcela de culpa aí, o governo poderia valorizar mais nossos professores, eles são nossos mestres, deles é que damos os nossos passos para o nosso sucesso profissional, eles é quem tem a paciência de nos alfabetizar. Os alunos deveriam ir á escola realmente pra estudar, aprender, cobrar mais desse professores que parecem que estão mais preocupados com o final do mês do que com o objetivo principal que é instruir, ensinar. Sei que não são todos os professores que são desmotivados, tem uns que realmente estão ali pra ensinar, trabalham duro pra isso, tem uns que até choram porque se acham incapazes de colocar alguém que não está nem aí pra vida no caminho certo.
Eu sempre tenho uma frase em mente: “ Ensinar é uma arte que pode não estar nos melhores quadros de um museu, mas com certeza a única bagagem que carregamos, é o conhecimento.”
Então por que não valorizamos nossos professores?
Alguém pode responder?

4 comentários:

  1. Por que nossos pais não nos educam o suficiente para respeitarmos e valorizamos tanto os professores quanto outras pessoas, os pais tentam um pouco nos educar, mas nesse país de corruptos até nossos pais não tiveram a educação necessária para fazê-lo.

    ResponderExcluir
  2. fazer uma faculdade de 4 anos pra poder virar professor e ganhar menos de R$1.000,00 por mês trabalhando em mais de uma escola deve ser frustante. O ensino público paga muito pouco aos professores, por isso estes não têm nenhuma motivação para oferecer uma aula de qualidade.
    Os alunos que não quiserem estudar, por preguiça indisciplina ou qualquer outra coisa, que se ferrem, vão virar servente de pedreiro aí. Os q se interessam, merecem um ensino de qualidade.

    ResponderExcluir
  3. Bastante moderado seu texto. Mas qualquer posição que vc assuma poderá ser discordada.
    Não sei quanto ao ensino público no paraná, há estados onde falta merenda e as crianças dividem uma sala com duas séries diferentes.
    Respondendo sua pergunta. Na época de colégio não valorizava a todos os professores, apenas os q eu gostava. Só depois entendi o valor do profissional que nos transmite o conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Educação no Brasil, infelizmente não é levado em conta, não investem em bons professores e na formação dos alunos como se deveria.

    www.casadobesouro.blogspot.com

    ResponderExcluir